Pessoas que usaram cogumelos alucinógenos recentemente contendo a psilocibina, relatam uma melhora significativa no humor e se sentem mais próximas dos outros depois que o efeito do cogumelo alucinógeno passou, mostra um novo estudo de Yale publicado na semana de 20 de janeiro na revista Proceedings of the National Academy of Sciences .
Os resultados de um estudo de campo com mais de 1.200 pessoas que participaram de festivais de música e artes de vários dias nos Estados Unidos e no Reino Unido confirmam pesquisas de laboratório anteriores que indicam que as substâncias psicodélicas contidas nos cogumelos mágicos aumentam os sentimentos de conexão social e melhoram o bem-estar mental, dizem os autores.
” Nossos resultados mostram que as pessoas que tomam cogumelos alucinógenos ‘na natureza’ relatam experiências positivas muito semelhantes às observadas em estudos de laboratório controlados”, disse Matthias Forstmann, de Yale, pós-doutorado e primeiro autor do artigo.
A autora sênior e professora assistente de psicologia Molly Crockett e sua equipe visitaram meia dúzia de festivais e perguntaram aos participantes que não estavam sob a influência dos cogumelos alucinógenos sobre suas recentes experiências sociais, humor e uso de substâncias. Ao examiná-los, os pesquisadores foram capazes de caracterizar os efeitos psicológicos do “resplendor” das experiências psicodélicas.
A equipe descobriu que as pessoas que recentemente tomaram psicodélicos como LSD e psilocibina, mais comumente conhecidos como cogumelos mágicos, eram mais propensas a relatar ter “experiências transformadoras” tão profundas que saíram da experiência radicalmente alteradas, incluindo mudanças em seus valores morais. As experiências transformadoras, por sua vez, foram associadas a sentimentos de conexão social e humor positivo. Os efeitos mais pronunciados foram relatados por usuários de psicodélicos tipo os cogumelos mágicos que tomaram as drogas nas últimas 24 horas.
Pessoas que se abstiveram do uso de substâncias, beberam álcool ou usaram outras drogas, como cocaína ou opióides, não relataram experiências transformadoras, aumento da conexão com os outros ou humor positivo no mesmo grau, mostrou o estudo.
Crockett alertou que o estudo não foi projetado para avaliar reações negativas, que foram relatadas com o uso de drogas recreativas como os cogumelos alucinógenos.
Mais estudos são necessários para saber quais fatores ambientais estão associados a experiências psicodélicas positivas versus negativas, disse ela. Mas as descobertas se somam a um corpo de evidências sugerindo que substâncias psicodélicas podem ter potencial como terapia para transtornos de humor.
“ Estamos encorajados que nosso estudo seja consistente com descobertas laboratoriais anteriores que mostram os benefícios dos psicodélicos no humor em pessoas saudáveis e em pacientes que sofrem de ansiedade e depressão”, disse ela.
Fonte: yalenews.edu